quarta-feira, 30 de abril de 2014

Secretário confirma Construção de Escola Estadual no bairro São Miguel em Fraiburgo


O secretário de Educação do Estado, Eduardo Deschamps, confirmou na tarde desta quarta-feira (30/04) a construção da escola estadual no bairro São Miguel, em Fraiburgo. A reunião teve a presença do deputado Padre Pedro Baldissera, de representantes da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), vereadores, secretários municipais e do vice-prefeito de Fraiburgo.

“Teremos a análise de viabilidade do terreno que será cedido pela prefeitura e a análise do projeto para obter recursos junto ao MEC. Mas independente disso, é um compromisso assumido e que será cumprido”, garantiu Deschamps.


O representante da APAFEC, Jilson Carlos Souza, entregou ao secretário uma cópia dos estudos realizados pela entidade para mostrar a importância da construção da escola no local. Os dados serão utilizados na construção do projeto que será enviado ao MEC. O prazo, segundo o secretário, é de dois anos até o pleno funcionamento da escola. 

“É um avanço muito significativo para a cidade. É um bairro com 12 mil habitantes e que precisa desta estrutura pública”, afirmou o parlamentar, que em 2011 apresentou à Secretaria Estadual de Educação o pedido para construção de escola, depois de encontros com representantes da Apafec e lideranças de Fraiburgo. O bairro São Miguel é o mais populoso de Fraiburgo e a estrutura da escola abrigará, 12 salas de aulas, laboratórios de química, física, biologia e informática, biblioteca, anfiteatro, auditório e ginásio de esportes.


A campanha pela construção da escola foi lançada em abril de 2011, pela Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Coletivo de Educadores da Escola Agrícola 25 de Maio, Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) do bairro São Miguel, Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz, Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo, Sindicato dos Servidores Municipais de Fraiburgo (SINTSER) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE, e tem o apoio da comunidade, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, que já disponibilizou terreno para a obra.

Participaram da reunião o professor João Ademir Cancelier, João Carlos Rodrigues e Jilson Souza, da APAFEC, o presidente da Câmara de Vereadores, José Darcy Soares França, os vereadores Josiel da Silva e Oracir Ferreira de Deus, o vice-prefeito Juliano Cesar Costa, a secretária da Educação Elionete Franciscato Konkol e a técnica da Secretaria de Educação, Tatiana Carla Scalabrin.

Fotos e matéria: Cássio Turra - Assessoria de Imprensa

terça-feira, 29 de abril de 2014

Reunião amanhã com Secretário Estadual de Educação para debater construção da Escola Estadual no bairro São Miguel

Uma delegação fraiburguense formada por 14 representantes das organizações integrantes da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, mais os vereadores José Darci França (presidente da câmara) e Josiel Nunes, o vice-prefeito Juliano Costa e o prefeito Ivo Biazzolo irão a Florianópolis amanhã (30/04), para participar de audiência com o secretário estadual de educação Eduardo de Deschamps, para debater o projeto de Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, a reunião acontece na secretária estadual de educação, as 15h00min.

O encontro agendado para acontecer nesta quarta-feira, foi confirmado pela assessoria do deputado estadual Padre Pedro Baldissera ontem (28/04) no final da tarde, é o desdobramento da audiência que o parlamentar teve com o governador do estado no inicio de abril. Na oportunidade o deputado Padre Pedro estava na condição de presidente interino da ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).


A Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, foi lançada em abril de 2011, no período foram desenvolvidas várias atividades pela Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Coletivo de Educadores da Escola Agrícola 25 de Maio, Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) do bairro São Miguel, Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz, Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo, Sindicato dos Servidores Municipais de Fraiburgo (SINTSER) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE.


A campanha conta com o apoio da comunidade fraiburguense manifestado em dois abaixo assinados com mais de 6.300 assinaturas, da Câmara de Vereadores que aprovou duas moções de apoio e da Prefeitura, que já assumiu o compromisso de doar o terreno para a construção da Escola Estadual no bairro São Miguel.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Carta para a Comunidade Fraiburguense: Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel uma conquista coletiva!

A coordenação da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, vem através desta manifestar sua alegria e satisfação, pois, o dia 07 de abril de 2014 tornou-se um dia histórico para toda a comunidade fraiburguense, em especial aos moradores e moradoras dos bairros e localidades da parte sul do município, finalmente na tarde desse dia (três anos depois do lançamento da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel) o Governador do Estado João Raimundo Colombo, determinou que fossem tomadas as providencias para a construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel, que funcionará nos três períodos com ensino médio integral e integrado, com toda a infraestrutura necessária para o bom andamento pedagógico do futuro educandário.

A ordem foi dada durante audiência com o presidente interino da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, deputado estadual Padre Pedro Baldissera, para que o Secretário Estadual de Educação Eduardo Deschamps, tome todas as providências necessárias, com o objetivo de construir o mais rápido possível a Escola Estadual no bairro São Miguel, por sua importância e abrangência.

Essa conquista da comunidade fraiburguense, é fruto do esforço de muitas pessoas e entidades, os legisladores municipais aprovaram duas moções de apoio, o atual chefe do poder executivo municipal, comprometeu-se recentemente em doar o terreno e a comunidade através das seguintes entidades: Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC, Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Coletivo de Educadores da Escola Agrícola 25 de Maio, Conselho Pastoral da Comunidade – CPC do bairro São Miguel; Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária – CRESOL, Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz, Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo, Sindicato dos Servidores Municipais de Fraiburgo – SINTSER e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE, que mobilizaram a comunidade colhendo assinaturas, esclarecendo e fomentando sobre a importância da construção do prédio próprio da Escola Estadual no bairro São Miguel.

Parabéns as entidades que tiveram a frente do processo e ao deputado Padre Pedro (que colocou a estrutura do seu gabinete a disposição da Campanha, desde abril de 2011), parabéns ainda as demais autoridades municipais que se envolveram na campanha, porém as principais felicitações vão aos mais de 6000 cidadãos/cidadãs fraiburguenses que assinaram os dois abaixo-assinados em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel.



Atenciosamente, coordenação da Campanha em
Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Padre Pedro debate construção de Escola Estadual no bairro São Miguel com Governador Colombo


O governador Raimundo Colombo recebeu, na tarde desta segunda-feira (07/04), o presidente interino da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, deputado Padre Pedro Baldissera. Na pauta do encontro, projetos nas áreas de agricultura, cultura, educação e habitação.

A construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, em Fraiburgo, foi um dos assuntos da reunião, com resposta positiva do Governador, que garantiu a inclusão da obra entre as prioridades da Secretaria Estadual de Educação (SEE).“Apresentamos o contexto que envolve esta luta da comunidade, do grande número de famílias que mora no bairro São Miguel e a necessidade da obra. O governador garantiu que há recursos e vamos seguir acompanhando de perto esta questão”, explicou Padre Pedro.   

A campanha pela construção foi lançada em abril de 2011, coordenada pela Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC, Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Coletivo de Educadores da Escola Agrícola 25 de Maio, Conselho Pastoral da Comunidade – CPC do bairro São Miguel, Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária – CRESOL, Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz, Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo, Sindicato dos Servidores Municipais de Fraiburgo – SINTSER e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE, e tem o apoio da comunidade, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, que já disponibilizou terreno para a obra.


O bairro São Miguel é o mais populoso de Fraiburgo (cerca de 12 mil habitantes) e a estrutura abrigaria, além da escola, projetos dirigidos à informática, laboratórios de química e física, anfiteatro e auditório.

Os outros temas debatidos são os seguintes:
O projeto de R$ 63 milhões, com financiamento do BNDES e do Governo do Estado, para ampliação da cadeia produtiva ligada à proteína animal, nos assentamentos. Colombo garantiu que não há mais barreiras à proposta, que beneficia mais de 6 mil famílias e amplia um ciclo produtivo importante para a agricultura familiar. 

A pauta seguinte tratou da adesão do Governo do Estado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), modelo de gestão e promoção de políticas públicas no setor que pressupõe a ação conjunta dos entes da federação. A proposta garante programas perenes, que vão além de mudanças governamentais, e também torna mais transparentes os investimentos em cultura. Apesar de mais de 50% dos municípios do Estado aderirem (159) ao SNC, a não adesão do Estado pode bloquear a verba federal de R$ 30 milhões prevista. O governador demonstrou surpresa com a não adesão, e deve articular nos próximos dias para que o recurso seja garantido.

O quarto projeto trata de habitação no meio rural. O Estado anunciou a autorização da liberação de R$ 5 milhões para o programa de habitação rural na Serra, em 25 de março de 2014, como complementação aos recursos disponíveis por meio do Minha Casa Minha Vida. O objetivo é garantir que outras regiões tenham acesso a repasse complementar semelhante, que garanta a construção de casas destinadas a famílias da agricultura. “Para o Estado é um bom investimento, e é possível viabilizar sim. Ganha o Estado e ganham as famílias”, disse Colombo.

O último ponto de pauta tratou de faltas de greve dos professores estaduais, referentes a mobilizações em 2013 e 2014. O argumento do parlamentar é que as faltas foram motivadas por duas pautas nacionais, os 10% do PIB para a educação e os royalties do petróleo também para o setor. “O decreto nº 3593/2010, que computa estas faltas, obstrui o progresso funcional de muitos professores. É um apelo que fizemos ao governador para que anistie estes profissionais”, explicou Padre Pedro.


Com informações da Assessoria de Imprensa