quarta-feira, 30 de abril de 2014

Secretário confirma Construção de Escola Estadual no bairro São Miguel em Fraiburgo


O secretário de Educação do Estado, Eduardo Deschamps, confirmou na tarde desta quarta-feira (30/04) a construção da escola estadual no bairro São Miguel, em Fraiburgo. A reunião teve a presença do deputado Padre Pedro Baldissera, de representantes da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), vereadores, secretários municipais e do vice-prefeito de Fraiburgo.

“Teremos a análise de viabilidade do terreno que será cedido pela prefeitura e a análise do projeto para obter recursos junto ao MEC. Mas independente disso, é um compromisso assumido e que será cumprido”, garantiu Deschamps.


O representante da APAFEC, Jilson Carlos Souza, entregou ao secretário uma cópia dos estudos realizados pela entidade para mostrar a importância da construção da escola no local. Os dados serão utilizados na construção do projeto que será enviado ao MEC. O prazo, segundo o secretário, é de dois anos até o pleno funcionamento da escola. 

“É um avanço muito significativo para a cidade. É um bairro com 12 mil habitantes e que precisa desta estrutura pública”, afirmou o parlamentar, que em 2011 apresentou à Secretaria Estadual de Educação o pedido para construção de escola, depois de encontros com representantes da Apafec e lideranças de Fraiburgo. O bairro São Miguel é o mais populoso de Fraiburgo e a estrutura da escola abrigará, 12 salas de aulas, laboratórios de química, física, biologia e informática, biblioteca, anfiteatro, auditório e ginásio de esportes.


A campanha pela construção da escola foi lançada em abril de 2011, pela Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Coletivo de Educadores da Escola Agrícola 25 de Maio, Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) do bairro São Miguel, Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz, Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo, Sindicato dos Servidores Municipais de Fraiburgo (SINTSER) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE, e tem o apoio da comunidade, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, que já disponibilizou terreno para a obra.

Participaram da reunião o professor João Ademir Cancelier, João Carlos Rodrigues e Jilson Souza, da APAFEC, o presidente da Câmara de Vereadores, José Darcy Soares França, os vereadores Josiel da Silva e Oracir Ferreira de Deus, o vice-prefeito Juliano Cesar Costa, a secretária da Educação Elionete Franciscato Konkol e a técnica da Secretaria de Educação, Tatiana Carla Scalabrin.

Fotos e matéria: Cássio Turra - Assessoria de Imprensa

2 comentários:

  1. De fato, a única luta que se perde é a que se abandona! Parabéns pelas boas lutas empreendidas!

    ResponderExcluir
  2. As felicitações são para cada pessoa que assinou os dois abaixo assinados, a todos e todas que se envolveram de alguma forma.

    Parabéns a todas e todos!

    ResponderExcluir