quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vereadores planejam moção de apoio a Ação Popular

Fraiburgo – Os vereadores João Alvadi de Oliveira (PPS) (foto) e Juliano Cesar Costa (PSB) defenderam na noite de segunda-feira (25) o apoio formal a uma ação popular de moradores do São Miguel, que reivindicam a construção de uma escola estadual no bairro, em regime de três períodos.

No bairro, o mais populoso do município, onde residem aproximadamente 15 mil pessoas, existe apenas uma escola, a Eurico Pinz. A unidade, que funciona em um prédio cedido pela prefeitura, oferece aula a estudantes do ensino médio somente no período noturno.

Os dois vereadores participaram no dia 20 de uma reunião de lançamento da campanha organizada por estudantes e professores ligados a entidades sociais e de ensino, na sede da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC).

A iniciativa foi organizada por membros da APAFEC, por integrantes da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, por professores e alunos do Grêmio Estudantil da Escola Eurico Pinz. Na ocasião, Alvadi e Costa comprometeram-se a apresentar nas próximas sessões da câmara uma moção em defesa e apoio à reivindicação de alunos e professores.

Em discurso da tribuna da Câmara, Alvadi reforçou o “compromisso” referendado diante dos moradores do São Miguel, bairro onde ele também reside. “Abraçamos a causa”, disse ele, ao indicar que pretende convidar os demais colegas de legislatura, em favor da iniciativa. “A gente sabe que os vereadores estão preparados para trabalhar em benefício de Fraiburgo”.

A proposta, destacou Costa, é formular uma moção “que possa ser encaminhada, primeiro, à Secretaria Estadual de Educação e, posteriormente, à instância Federal competente”.

Presente à sessão, o presidente da APAFEC, Jilson Carlos Souza, afirmou que espera que a reivindicação seja atendida, “para que estudantes não precisem se deslocar ao centro na direção de uma unidade escolar”.

Segundo o representante da APAFEC, centenas de pessoas seriam beneficiadas com a construção da Escola Estadual no São Miguel e Bairros vizinhos.

Bom saber
Moção é uma proposição pela qual um vereador expressa seu louvor, congratulação ou pesar. Apresentada à Mesa Diretora, a moção é imediatamente despachada pelo presidente e enviada à publicação. Quando seus autores pretendem traduzir manifestações coletivas em uma câmara municipal, a moção deve ser assinada, no mínimo, pela maioria absoluta dos vereadores.

Fonte: Texto de Jornal A Coluna


Nenhum comentário:

Postar um comentário